CRIOLIPO | O QUE É

Definição

A Criolipo (criolipólise) é um tratamento seguro e eficaz que não requer cortes, uso de agulhas, anestesia ou outras substâncias injetáveis no local a ser tratado. É indicado para redução de gordura localizada com base no resfriamento do tecido adiposo, causando a cristalização das células de gordura. O processo de cristalização causa um dano à célula (processo inflamatório) que evolui para a morte celular. Neste momento aparecem os macrófagos, que são células do sistema imunológico responsáveis pela fagocitose, que é o processo responsável pela limpeza dos tecidos e eliminação das células mortas do organismo. Desta forma, as células de gordura são eliminadas coordenadamente e gradativamente pelo próprio metabolismo do corpo humano.

Como é feito o procedimento:

- Não há necessidade de preparo da área a ser tratada antes da aplicação.

- Seleciona-se a área a ser tratada e mede-se a espessura do tecido adiposo do local.

- Aplica-se uma camada de gel sobre a área.

- Posiciona-se o manípulo que fará a sucção na dobra da pele e o seu consequente resfriamento. O processo de sucção interrompe o fluxo sanguíneo temporariamente na área, evitando que o sangue a aqueça, a gordura então, é isolada do resto dos tecidos, (o que torna o procedimento seguro) ficando imóvel durante todo o tratamento e conseguindo um melhor resfriamento localizado.

- O procedimento tem duração de 60 minutos.

- Na mesma região, a sessão seguinte só poderá ser realizada após 60 dias ou mais, dependo de uma prévia avaliação.

- Em áreas diferentes, fazer pausa de 10 a 15 dias entre uma sessão e outra.

- A realização de drenagem linfática é de extrema importância para que o sistema linfático não seja sobrecarregado. A primeira sessão deverá ser feita 48 horas após o procedimento e as demais, uma vez por semana.

- Após o procedimento, é recomendado que o paciente fique pelo menos 72 horas sem realizar atividades físicas.

Indicações:

Este método é indicado para pacientes que estão com peso normal ou um pouco acima dele e que possuem gordura localizada em áreas difícil de perder, como abdome, flancos, dorso, face interna de coxa, culotes e também para pacientes que fizeram lipoaspiração e ficaram com irregularidades no local.

Contra-Indicações:

Gestantes, pacientes com hérnia umbilical, cirurgias recentes (seis meses) e, ainda, para aqueles que alta sensibilidade ao frio, mais conhecida como crioglobulinemia, a criolipolise está contra indicada.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais são, geralmente, discretos e relacionados ao resfriamento da pele. A vermelhidão pode durar de minutos a horas, Observou-se em alguns pacientes, equimose e uma sensibilidade no local por alguns dias. 

Particularidades:

A sessão dura aproximadamente 60 minutos por área a ser tratada e a temperatura do local permanece de 2 a 4 graus centigrados. Ocorre um leve desconforto local que pode durar até 20 minutos, podendo permanecer avermelhado e com alguns hematomas também (raro).

Os resultados serão vistos de 6 a 8 semanas, período necessário para se fazer outra sessão caso haja necessidade. Estima-se que 20 a 25% das células de gordura desaparecerão, e este resultado depende da individualidade de cada paciente. Excelentes resultados se considerarmos um procedimento não invasivo, que pode tratar gordura localizada.